A Via

O que é o Sufismo?

«O Sufismo é o sendeiro para a Presença Divina. O Sufismo é conhecido como a Via do Coração, a Via do puro místico caminho do Islão. Seja qual for o nome com que o chamam, ele é o caminho que conduz à Presença Divina.»

Mawlana Shaykh Nazim ar-Rabbani


«Sufismo? É o coração do Islão. Não é alheio ao Islão. [Os sufis são] as pessoas verdadeiras e sinceras que apenas vivem para Deus (Glorificado seja Ele, o Altíssimo), desde o tempo do Profeta (a Paz e as bênçãos divinas desçam sobre ele). [Eles eram chamados] Ahl-us-Suff (a gente da varanda), estavam sentados sem fazer mais nada a não ser orar, observar o Profeta, manter-se fieis ao Alcorão e aos comportamentos e hábitos do Profeta, orando a todo o tempo. Mesmo que não tivessem alimento para comer, o Profeta enviava-lhes alimento. Nós viemos desse lado. Não é alheio ao Islão, não é próximo do Islão, não está para além do Islão. É o coração do Islão. Tentamos seguir o Profeta e as ordens do Islão. Isto é o Sufismo.»

Shaykh Muhammad Adil


Mawlana Shaykh Nazim (40º Grande Mestre Sufi da Ordem Naqshbandi)

Mawlana Shaykh Muhammad Adil (40º Grande Mestre Sufi da Ordem Naqshbandi)


Sufismo: a Via do Amor

"O Amor é o laço que une os corações, a base sobre a qual construir. Se o amor for o fundamento, o teu edifício suportará todos os terremotos e todas as tempestades. Poderás então construí-lo alto e amplo quanto quiseres, sem encontrar-te em perigo. Portanto, a nossa Via é a Via do Amor. Deixa tudo o que te impede de seguir o Sendeiro e segue-o com perseverança. Segue a Via até ao fundo, até a tua destinação..."

Mawlana Shaykh Nazim


A Ordem Sufi Naqshbandi

A Excelsa Tariqa [Via/Ordem espiritual] Naqshbandi é a única Ordem Sufi que descende de Abû Bakr as-Siddîq (r) - companheiro do Profeta Muhammad (sws) mencionado no Sagrado Alcorão - através duma linhagem iniciática de Mestres que chega até Mawlana Shaykh Muhammad Adil, o actual guia mundial da Ordem. É transmitido que o Profeta Muhammad (sws) disse: «Tudo o que Allah pôs no meu coração, eu o pus no coração de Abu Bakr as-Siddîq». Abu Bakr as-Siddîq (r) foi o companheiro mais amado pelo Profeta Muhammad (sws), sendo também o primeiro khalifa (sucessor-vicário) do Profeta (sws).

Com efeito, uma Via (tariqa) ou Ordem Sufi é autêntica e operativa neste tempo apenas quando dela existe um Mestre e Guia mundial vivente, em carne e ossos, descendente iniciático de uma cadeia de Mestres - comprovada e verificável - cuja existência faz dele um ligítimo herdeiro espiritual do Profeta Muhammad (a Paz desça sobre ele). É este o caso da Excelsa Tariqa Naqshbandi, que opera pela orientação do seu atual Mestre, Mawlana Shaykh Muhammad Adil (Deus santifique o seu segredo), sob a direção do qual, portanto, a própria Ordem Sufi Naqshbandi realiza em Portugal as suas atividades e práticas, no seio do ensinamento tradicional e autêntico, fora de qualquer sincretismo, comercialização e falso espiritualismo. As atividades na Ordem Sufi Naqhbandi em Portugal são, portanto, facilitadas por discípulos de Mawlana Shaykh Muhammad Adil, por este orientados, educados, trainados e autorizados para a realização de encontros de dhikr, música, dança rodopiante e outros.

O Sufismo nas palavras doutros mestres Sufis

O Sufi é como a terra, pisada pelos ímpios e não ímpios; é como as nuvens, cuja sombra se estende sobre cada coisa; é como a chuva que molha casa coisa, sem distinção.
Junayd al-Baghdadi

O Sufismo é abandonar o que tens na cabeça, doar o que tens na mão e não te retrair perante o que sobrevém.
Abu Said ben Abi-l-Khair

O conhecimento de Deus não se pode obter procurando-o; todavia só aqueles que o procuram, o encontram.
Bayazid al-Bistami

Sufismo é reestabelecer-se no estado de equilíbrio anterior à entrada na existência.
Abu Bakr ash-Shibli

Sufismo é estar com Allah, sem apego para nada que não seja Ele.
Junayd al-Baghdadi

O Sufismo consiste em abandonar-se a Deus em conformidade com a vontade de Deus.
Ibn Ahmad di Ruwaym

O Sufismo consiste em não possuir nada e que nada e ninguém te possua.
Samnun

Algumas frases foram traduzidas para português a partir da versão que se encontra  aqui: http://www.sufi.it/sufismo/il_sufismo.asp


Ver também: